segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Por que gays são gays?


Bar depois do expediente, cervejinha gelada, papo animado sobre colegas de trabalho. De repente, alguém faz a revelação bombástica: "Sabe o fulano? É gay!" Você provavelmente já participou de uma conversa como essa. Ela acontece todos os dias, nos melhores bares e também nas melhores famílias. Depois do silêncio, a mesa se divide entre os completamente surpresos e os que "sempre tiveram certeza, estava na cara que ele era". Até que alguém finalmente pergunta: "Mas por quê? O que levou fulano a ser diferente da maioria?" E começa a rodada de especulações: "A culpa é da mãe repressora." "Ele foi violentado pelo pai." "Não gostava de futebol." "É genético, desde pequeno tinha trejeitos afeminados." "Só é gay porque está na moda."
Pois as mesas de bar mais uma vez provam estar entre as entidades mais antenadas do planeta. O debate sobre a origem da orientação sexual é hoje um dos mais quentes da ciência - e também um daqueles em que os resultados parecem mais surpreendentes. Historicamente, as respostas se dividiam entre os que defendiam que uma pessoa nasce gay e as que sustentavam que nos tornamos gays, bi ou heterossexuais dependendo do ambiente em que vivemos.

"Pesquisas sugerem que ações hormonais ocorridas durante o desenvolvimento do feto podem provocar alterações em regiões do cérebro relacionadas à identidade sexual.”


Qazi Rahman, cientista da área de psicobiologia da Universidade East London.

“Em pesquisa, percebemos que uma das regiões do cromossomo X é idêntica em muitos irmãos gays e descobrimos que ela realmente está relacionada à homossexualidade.”


Dean Hamer, geneticista e diretor do Instituto nacional do Câncer dos EUA.

“Variações biológicas, como genes, hormônios pré-natais e neuroanatomia não são suficientes para determinar a orientação sexual. As escolhas da criança também desempenham um papel importante: elas serão atraídas por aqueles de quem se sentiram diferentes.”

Daryl Bem, psicólogo da Universidade Cornell, no estado de Nova York.

“Há evidências de que a homossexualidade é uma capacidade aprendida, não algo com que se nasce. Não existe um impulso natural para o sexo. As atividades sexuais são parecidas em diferentes culturas, mas as motivações que levam as pessoas ao sexo são diferentes.”

John Gagnon, sociólogo da Universidade do Estado de Nova York.

E para você, por que os gays são gays?



Estava assistindo o filme Delicada Relação que é baseado em uma história real sobre o amor de dois militares israelenses em uma base militar localizada na fronteira do Líbano. Logo após, comecei a fazer esse questionamento e postei aqui, as fotos são do filme. O texto foi retirado da Revista Super Interessante, janeiro de 2006.

46 comentários:

dodó disse...

eu não sei porque os gays são gays, mas se essa é a opção deles, devemos respeitar. beijos !

Silvia Cristina disse...

Eu também não sei, não vi toda a matéria,mas, ouvi algo por alto de uma psicóloga que diz curar o homossexualismo...
como se isso fosse doença, né?

Parece que ela terá seu registro caçado (corrija-me se estiver errada rs)Tenho péssima memória

Beijos

Majoli disse...

Olá Hugo, vim retribuir sua visita lá no Rabiscos e gostei desse post seu, bem detalhado.
Não sei responder porque os gays são gays, mas respeito e tenho amigos gay com os quais me dou maravilhosamente bem.
Beijos e boa semana.

Carla P.S. disse...

Porque o que está no corpo de um gay não são apenas hormônios e cromossomos, e sim uma alma. Almas são unissex.
Beijos, e um café.

meus instantes e momentos disse...

obrigado pela visita e coment. Apareça sempre.
E porque gay é gay??
Gay é gay porque é gay.
E ninguem tem nada com isso.
Abçs.
Maurizio

Érica disse...

Justo, concordo com o coment de cima. Gay é gay, porque é gay, porque o céu é azul, porque todo mundo acorda de manhã, porque café é preto e leite branco... porque sim e pronto.
rsrsr..
Beijão e valeu pelo carinho viu?
Volte sempre que quiser, será muito bem vindo.

Everson Russo disse...

Meu amigo esse assunto é super hiper mega delicado, até não penso que "gays" são gays por modismo, acho que existam casos e casos, talvez, não sou autoridade no comportamento humano, exista realmente algo de nascença, existem muitos tambem que tem alguma desfunção de comportamento por convivencia, penso que esse caso é meio estranho, tambem não acho que por voce estar rodeado de mulheres ou homens, voce tenha que ser como uma mulher ou gostar de homens, sei lá, tá vendo? dificil explicar, agora que tem umas bichas chatas, isso tem, aquelas que nao conseguem se comportar devidamente, parece que tem uma sirene na cabeça, mas no balanço geral sou da opiniao que seja feliz como voce é e respeite a posição dos outros, assim eu penso, mas deixo uma mensagem final aos gays,,,mulher é bom demais...isso é fato...abraços amigo, tenha uma semana de paz...

Blog Dri Viaro disse...

Boa semana pra vc.
Voltarei com mais tempo depois.
bjssss

Renata Barillari disse...

Oi Hugo
Obrigada pela visita volte sempre amigo!
Seu blog é muito interessante..gostei
bjos
Renata

Atreyu disse...

Cara eu não faço idéia.
Acho que é tipo perguntar por que o doce de goiaba tem gosto de goiaba, saca?
Cada um é cada um... e cada um faz da vida o que bem quiser com ela!
Não cabe a mim falar aqui o que eu acho ou minhas teorias a respeito dessa orientação. A única coisa que eu posso falar é que todos nós somos iguais independentemente do que somos.

Humana disse...

Não só pelo que tenho lido em artigos cientificos mas também pelos familiares e amigos que tenho, homossexuais, penso que não é uma questão de escolha.Os hetero tb não fizeram escolhas.
Vivi de perto o drama de alguns jovens que no inicio tentaram namorar com raparigas, que fizeram de tudo para serem os ditos "normais" para não magoar pai e mãe que ainda não se encontravam preparados para esta realidade e penso que se fosse uma questão de escolha, muitos deles optariam por ser hetero por ser o caminho mais fácil.
O importante é o respeito pelo outro, pela sua forma de ser ou escolhas diferentes das nossas.Todos temos os mesmos direitos e apesar das dificuldades, alguns passos vão sendo dados no sentido de que tenham exactamente os mesmos direitos que os outros.
Beijos Hugo

Márcio Ahimsa disse...

É bobagem essa questão sobre o isso,sobre aquilo. O que nós temos de perguntar é porque a sociedade não educa as pessoas para aceitar a diversidade? A aceitação do outro, independente de orientação sexual, de credo, crenças, cultura distinta é que é algo pertinaz que deveríamos nos preocupar. A educação, a visão ampla sobre as diversas formas de expressões do ser, como homem, como mulher, no mundo, é que deve se colocar em pauta. Devemos lutar para haja conscientização sobre a diversidade. Não vivemos num mundinho fechado, onde todos são brancos, ou todos são negros, ou todos são orientais, ou todos são homens, ou todos mulheres, ou isso, ou aquilo. Somos um mundo diverso, com diversas identidades pessoais, culturais, sociais. Creio que a discriminação e preconceito no mundo é algo de caráter social. Pois, a sociedade planta esses estereótipos da condição humana do ser, padroniza, e diz que é isso que temos de ser, que temos de nos vestir de tal modo, que temos de amar de tal forma, que o sexo é proibido, que a libido não é coisa para mulheres, que ser gay não é correto. Pergunto: e o que é correto? Quem inventou as regras não conhece a diversidade... A beleza do mundo está na diversidade, senão, seríamos um eterno deserto de mesmice.

Abraços, amigo, obrigado pelas visitas lá no Tecer Palavras.

Maria Dias disse...

Acho q nascem assim,nao tem a ver com criação...Para mim é algo genético.Não tenho o menor preconceito contra os gays,tenho amigos gays inclusive.mas sei que a maioria sofre preconceito principalmente dentro de casao que faz muitos deles se afastarem do convívio com seus parentes...Eu nunca conversei a fundo sobre com meus amigos gays...Mas tenho pessoas na família q sofreram preconceito justamente por ser gay e se afastaram.

Aproveitando a passagem por aqui queria te convidar para iaugurar um novo espaço do Avesso...Te espero lá!

Beijão e boa semana

'Liih disse...

Oii brigada por passar no meu bloog, e seguiir... to seguindo aki tambéém!

Beijooes!

Babih Xavier disse...

Acho que gays são gays
pelo mesmo motivo que héteros são héteros
ahuahuahuahuahu

ameii seu blog \o

Ozenilda Amorim disse...

Simplesmente porque são assim, sem nada diferente ou igual a ninguém, apenas assim, como eu sou como sou e você é como é. Não me faço essas perguntas, pois teríamos que nos perguntar muito mais do que isso.
;)

Anônimo disse...

Hugo, primeiro que essa preocupação com preferências sexuais muitas vezes extrapola e vira intromissão. Afinal o que cada um faz com quem só interessa ao tal "cada um" e ao "quem". Socialmente há consequências e muitos dramas pessoais e familiares. Tabu nunca é gratuito. Diferenças sempre incomodam, principalmente quando estão atreladas ao medo de opiniões. Por conta desse medo social muita criança foi maltratada, muito bebê foi abandonado e muita sujeira é escondida embaixo do tapete.
Já li e vi muita coisa sobre essas pesquisas e concluo que é importante que prossigam desde que tenham como interesse determinar a redução de preconceitos, de agressões, de violências. Todavia, identificar uma pessoa pela sua preferência sexual implica tirar dessa pessoa a oportunidade de ser avaliada como um todo.
Leões, golfinhos e símios também praticam sexo com outros machos e nem por isto são excluídos ou privilegiados no grupo.
Se tiver oportunidade, assista na Tv um programa chamado "Pense Nisso"(GNT). É uma boa oportunidade para as pessoas repensarem conceitos e considerarem que a escala de sexualidade vai muito além de hetero e homo.
Parabéns pelo blog e obrigada pela visita.
Beijinho.

Sofia N. disse...

Na minha opinião é escolha mesmo...
Beijos

analuciana disse...

Viva!
Vim agradecer a visita ao meu blogue,onde será sempre bem vindo.

Aproveitei para onhecer o seu espaço, gostei, parabéns!

Betho Sides disse...

Assunto polémico amigo...1
Vc que gosta de viajar, que tal vir ao 1º Encontro Nacional de Blogueiros em dezembro deste ano...+ informções:
http://bethosides.blogspot.com/

Serginho Tavares disse...

tenho esse filme aqui mas ainda nao vi
preciso ver
e sobre o texto no meu blog, claro que pode moço

beijos

Serginho Tavares disse...

tenho esse filme aqui mas ainda nao vi
preciso ver
e sobre o texto no meu blog, claro que pode moço

beijos

Carol Mendes disse...

Olá, gostei da escolha do texto... interessante...
Acredito que todo mundo vive em uma busca enlouquecida pela felicidade...
Cada um encontra-a de alguma maneira...

Adorei a diversidade dos assuntos de seu blog...

Gostei daki...

Bjinhos.

Léo Morais disse...

Seu blog tá lindo amigo...
Adorei a questão abordada, muito preciso!!! As fotos ilustrativas do texto estão lindas... Passarei mais vezes por aqui, afinal de contas é sempre bom ler coisas boas, informativas e delicadas. Bju grande!!!

Léo Morais*

Dá. disse...

Não sei o porque , mais se isso faz felizes é isso que importa.
Beijo:*
Gostei daqui!

Diário Virtual disse...

Eu surto quando ouço nessas rodinhas que gays são doentes. Praticamente entro em panico e bato boca que nem mara lavadeira. Acho ridiculo essas desculpas esfarrapadas e esse preconceito idiota.

Somos pessoas, ser humano e cada um escolhe e se identifica com o que lhe traz mais felicidade e prazer. O resto é o resto e continuarei batendo boca que nem lavadeira.

HAUHAUAHAUAH

bjos e boa semana ;)

Abel Brandão disse...

amor a sua própria imagem...??
amor...simplesmente amor!


adoroo isso akiii!beijo!te amo HuguinhoO!

Christi... disse...

Respeito é base de amar..o próximo, o amigo, o irmão, independente da forma com que ele se sinta feliz, é uma escolha.
E nós temos que escolher esse amar
muito legal esse post, já ouvi falar desse filme,gostei das fotos, vou ver se encontro em locadora, já anotei na lateral do micro, que minha memória só na canetinha. rs
bjs anjo, obrigada pelo carinho

Chris

Unknown disse...

Isso é uma Opinião própria..Onde nem todo mundo respeita!Poor isso as vezes vira comentarios nos bares...!Eu particulamente não tenho nada contra...
Esse é um belo assunto pra ser postado em um blog..talvéz façaa com q algumas pessoas mudem sua opinião a respeito Dos "gays"
Bjiinhooo

Fabi disse...

Não sei pq os gays são gays...
Também não me interessa saber...
Pra mim assim como existem magros, gordos, brancos e pretos, existem gays e lésbicas... e não deixam de ser melhores ou piores devido a orientação sexual que tem.
Isso é um assunto que dá o que falar, vem sempre cheio de preconceitos.
Meu melhor amigo é gay. Amo ele do jeitinho que é e pouco me importa o motivo que ele é gay

beijocas

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
disse...

é uma coisa que devemos respeitar, afinal.. todos somos iguais, mas com opçoes sexuais diferentes..

Fernanda Magalhães disse...

As vezes me pegunto pq gosto tanto de chocolate. Pq todas as vezes q estou tensa tenho q fumar um beck. Pq tanta diferença social neste planeta rico e fértil.

Quanto a ser gay, ser hetero, ser bi, ser ou não ser sei la o q,
faço minha as palvras da Chris...Respeito é base de amar..o próximo, o amigo, o irmão, independente da forma com que ele se sinta feliz, é uma escolha.


Meu nego amo tu, adorei o carinho la no brisa feliz.

Beijos!!

Life_and_Feeling disse...

Gatooooooo...

Arrazo no post.... Apesar que perguntas nunca sera respondidas ne...

mAS ENFIM TE SEGUIREI TBM VIW

E BRIGADO PELO CARINHO!!!

Eliana disse...

Olá! Agradeço a presença em meu blog! Seu espaço também é muito interessante!

Abraços!

neide disse...

Não sei porque gay é gay, mas é um direito de cada um gostar de quem quiser, eu acho estranho rsr, mas o importante é ser feliz desde que mantenham respeito na frente de outras pessoas. Acho que devemos nos preocupar com as pessoas que prejudicam as outras... que roubam nosso dinheirinho, nossa dignidade, libertade... isso sim, é uma preocupação, não é?

Desculpe a demorar em retribuir sua tão simpática visita, foi falta de tempo mesmo.

Gostei do seu cantinho, já estou lhe seguindo também, viu?

Tenha uma semana abençoada.

Bjsss

Marcelo Novais disse...

Boom rapaz
arrazou no texto!
Eu como GAY acho q posso tentar responder né?
Bem não acho que seja um questão de escolha,naum escolhi ser gay
afinal quem escolhe sofrer preconceito,ser visto "torto" pela sociedade,pelos pais,pelos amigos,enfim...se fosse questão de escolhas muitas gays ia escolher ser heteros por seer bem mais fácil viver como tal.
Eu nasci gay,tenho total certeza disso. Quando brincava com meus amigos de infancia eu via que eu tinha gostos e bricadeiras em diferentes da deles,afinal eles queria jogar bola e eu queria imitar a Angélica...rsrsrs
Então acho se nasce gay,assim como se nasce branco,preto,hetero,gordo,magro,enfim...
Fuiz!

Sônia disse...

Oi Hugo!
Por que os gays são gays?
Difícil essa pergunta...acho que
é algo que acontece naturalmente. Como quando um homem se interessa por uma mulher e vice-versa.


Obrigada pela visita!

lis disse...

Hugo,
Temos um comentário bem claro e simples do Marcelo de Novais , na experiencia vivida por ele.Entao assino embaixo do que ele disse.
Quem gostaria de sofrer preconceito se pudesse evitá-lo?
Acredito sim que há predestinação , desde o nascimento.E, mais devemos respeitá-los ,com verdade e compreensão,sem preconceitos (o que nem sempre conseguimos).É assim que sinto que penso a respeito, é uma assunto polêmico e bom pra suscitar comentários.Boa postagem,Hugo.
Abraços

Elaine Gaspareto disse...

Hugo,
Eu penso como a Humana que comentou aí acima.
Eu não acho que eu tenha escolhido ser hetero, nasci assim. Não acho que um homem faça a opção de gostar de outro homem, e acho que a gente é o que é.E acredito que a gente não possa ser curado daquilo que se é de fato. Você pode até viver negando sua essência, mas será que vale a pena?
Coisas para se pensar...
Beijos.

mundo azul disse...

__________________________________


...por que? Não sei e penso que ninguém sabe bem ao certo... Mas, são porque são e pronto! O preconceito não devia existir, mas, infelizmente existe e penso que os homossexuais, sofrem... Bem verdade que todos nós sofremos, não é mesmo?


Gostei da sua abordagem!

Beijos no coração!

_______________________________

Manuela disse...

Pefeito!!

Anônimo disse...

Gays são gays por vontadee propria... E respeito isso, ninguém pode entender o pq são gays, e sim aceita-los pois são seremos humanos tb!

Aninha disse...

Não sei os motivos que levam uma pessoa a gostar de relacionar-se com o mesmo sexo.
Não me oponho aos gays.
Me oponho às pessoas que não decidem o que querem, ou que não deixam claro sobre suas decisões.
Isso pode acontecer entre heteros e homossexuais.
O problema não está na opção sexual, está no caráter!!!

beijossss

Abelmon disse...

Como a Tina postou, existe não só uma psicóloga no Rio, mas outros profissionais que tratam dos casos de orientação sexual "egodistônica" - casos de pessoas que "estão" homossexuais e que não se aceitam assim. Para defender sua tese, a psicóloga cita a classificação da Organização Mundial de Saúde que divide a orientação sexual em bem aceita/assumida pela pessoa (egossintônica) ou mal aceita (egodistônica). "Então, em pessoas cuja homossexualidade seja egodistônica, respeitando a motivação individual para efetuar as mudanças que elas mesmas desejarem, o estado homossexual é passível de mudança", escreve.

Particularmente, passei por um pequeno trauma na infância que me deixou seqüelas. Tive sérias dificuldades de relacionamento, mas hoje, é como se eu tivesse nascido denovo! Ao final, não tive ajuda de nenhum psicólogo além da ajuda sobrenaturalmente recebida após clamar a Deus, pois questionava até a Bíblia e Jesus. Entendi que não deveria apenas acreditar em Deus, mas seguí-Lo. Ficar afastado dEle por opção própria só piorava minha situação. Tenho um amigo que passou por um trauma ainda pior, mas as seqüelas foram apagadas.

Sim... se você tem um filho ou amigo gay, ame-o muito, ame-o como você amasse a si próprio.

Por favor, Hugo, responda, mas não apague este post, pois pode ajudar alguém numa área que muitos desconhecem, certo?

Abraços!

railer disse...

tem gente, até nos comentários, falando em opção sexual... não é opção, é orientação, já que ninguém escolhe ser o que é. as coisas simplesmente acontecem.