segunda-feira, 15 de junho de 2009

Expressões Indianas



A novela Caminho das Índias, produzida pela TV Globo, apresenta diariamente expressões oriundas da cultura indiana que, já esta na boca do povo brasileiro, de criança aos adultos. Por isso, estou postando algumas expressões (com seus significados) usadas pelos atores durante a novela. Essa postagem é em homenagem a Rafaela Mello.


Tchalo - Essa palavra é muito usada para chamar as pessoas para irem juntas, em frente, ou para algum lugar.

Nahin - “Nahin” significa “não”, uma resposta negativa, assim como ham significa sim. Usa-se o Ji-nahin (não) e o Ji-ham (sim) para situações mais formais.


Are Baba - A palavra “are” da expressão vem de HARI que também é um nome de Deus. Pelo uso constante, “are baba” virou uma gíria com o significado de invocação a Deus, como se tivéssemos chamando Deus para ver aquilo: “Ó Deus”, “Ai meu Deus”, “Deus pai”, “Deus do céu”, “Pai do céu” etc.


Tike He - Essa é uma expressão que, pelo uso constante na Índia, já virou gíria. Mas a tradução é bem simples. “Tike” significa bom e “he” vem do verbo ser em híndi. É uma gíria super usada por todos na Índia que poderia ser traduzida como “Tá bom”, “Ok”, “Então tá”, “Joia”, “Beleza” etc.

Baguan Kelie - Baguan é uma das formas de pronunciar o nome de Deus, e Baguan Kelie é uma expressão muito usada que significa: “por Deus”, “meu Deus”, “que é isso meu Deus?”



Ditero beti - Essa é uma expressão usada na Índia por pais, avós ou mestres quando dão a bênção aos que falam com eles. É como no Brasil quando os pais ou avós dizem “Deus te abençoe, minha filha”.


Suniedy - Essa é uma forma respeitosa de pedir atenção. Suniedy vem do verbo sunna, que quer dizer escutar, em híndi (língua mais falada na Índia). É uma maneira mais carinhosa de dizer: preste atenção, me escute, por favor.

Ulu -
A palavra ULU em híndi (uma das línguas mais utilizadas na Índia) significa coruja, mas é usada para se referir a uma pessoa boba.


Cérebro Congelou - Esta é uma expressão muito usada na Índia para dizer que a mente da pessoa está hibernando. Ou seja, a pessoa não está usando a cabeça, as faculdades mentais estão paralisadas. Se o cérebro está congelado, ele não está sendo utilizado.


Firanghi Estrangeira - Estrangeira em hindi (língua dos indianos) é pradessi ou obdessi. Em inglês é foreign. O inglês é muito usado na Índia porque boa parte do país foi uma colônia inglesa até 1947. Do foreign, em inglês, virou firanghi, pela pronúncia misturada. Então firanghi significa o mesmo que estrangeira.


Chukriá - Chukriá é uma palavra da língua urdu que significa “obrigado”. Ela é mais usada no norte da Índia e em regiões que contaram com a presença mulçumana.


Namaste - Namaste ou namaskar vem do sânscrito que significa “O Deus em mim saúda o Deus em você”. É a forma mais popular de cumprimentar na Índia.

9 comentários:

Jair Martins / Barro Preto - BA disse...

Esta mesma de culturas pode/deve ser discutidas nas escolas. Qual tal um projeto de intervenção pedagógico nesse nicho?!?

Vivian disse...

...gostoso aprender um pouco
da cultura de um povo...

obrigada pelo post
educativo...



bjusss

Sofia N. disse...

Eu também tô falando muito essas coisas.
A novela influencia muuito!

Beijoos

Nanda Assis disse...

adorei as palavras.

bjossss...

Unknown disse...

Muito valido essas girias...e traduçoes ja q a novela assola ai..e ta todo mundo falando como indiano..muitos sem saber..hehehe

gostei....

abraços

Sofia N. disse...

É simples conseguir um layout. No canto superior esquerdo do meu blog tem o link de um site de layouts.
É só escolher um, e lá ensina como adicionar ao seu blog.
Depois é só você configurar as cores e fazer um cabeçalho bacana. Pegue uma imagem que combine com o layout, coloque o título e pronto!
=D
Beijos

Unknown disse...

Aiin ameii meu querido amigo..
adoreii a homenagem ke fez pra mim..
lhe adoroo )*
beijoo

Polliana Mell disse...

aiii amigo, ameiii esses significados, você como sempre muito criativo... beijos e to morrendo de saudade!!

Débora Cunha disse...

tenho visto a novela com a minha mãe, vou mostrar tua postagem pra ela, acho que ela vai gostar bastante! eu gostei! bjus!