segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Em busca da vitória na política



As eleições 2008 comprovam-me, ainda mais, o quanto a política é uma lição de vida, em todos os sentidos. Os candidatos a prefeitos e vereadores competem para vencer. Quando não conseguem a vitória, as lágrimas escorrem publicamente. Mas passada a decepção eles estão prontos para as próximas competições.
Vejam o exemplo do presidente Lula ao disputar varias eleições com tentativas fracassadas, ele dizia que um dia iria ganhar e então governar o Brasil. O sonho transformou-se em realidade e já é seu segundo mandato como presidente do Brasil.
No município de Barro Preto litoral sul da Bahia, onde moro há 23 anos, sempre existiram grandes competições no cenário político. Esse ano, não foi diferente. No início, foram apresentados 04 (quatro) candidatos a prefeitos. No decorrer de toda a trama, dois dos candidatos se apresentaram como mais forte, dentre eles “uma mulher” e por isso, ficaram como protagonistas da disputa.
Durante essa disputa, tudo se tornou muito engraçado e interessante de se observar. Cada um dois candidatos apresentaram uma cor, um mascote, símbolos e músicas. Um era MULHER e outro HOMEM. O povo entrou juntamente com eles nessa disputa que tem alegrias e tristezas, pois as competições envolve nossos sentimentos. Afinal todo mundo esta em busca da VITÓRIA. E para alcançar a VITÓRIA, é preciso crer. Crer para conseguir o que se almeja é fundamental. O homem de bom senso tem necessidade de crer, ter confiança, fé e muita garra para conquistar o que deseja. Somente os insanos acreditam que são os melhores. Foi algo que existiam nos dois candidatos. Mas, como no pódio da política só existe lugar para um, então o HOMEM levou a VITÓRIA.

A vida também é uma competição. Saber perder é um exercício de sabedoria diário. É muito difícil trabalhar as perdas. A gente fica com uma sensação de vazio. Mas a vida é feita de vazios. Quando conseguimos algo, começamos a gerar outros projetos. As pessoas de espírito inquietante não se contentam com a primeira vitória. Nem se desiludem ou desistem com as derrotas.


*Por____HSLO


*Pensamentos:


“Aquele que obtém uma vitória sobre outros é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é todo-poderoso”. (Lao-Tsé)

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”. (Mahatma Gandhi)

“Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam”. (Antoine de Saint-Exupéry)

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”! (Mahatma Gandhi)

5 comentários:

Serginho Tavares disse...

espero que ele faça um bom trabalho na sua cidade!
adorei os pensamentos

RENATA CORDEIRO disse...

Obrigada por me adicionar aos seus favoritos, Hugo. Se eu voltar, com certeza virei ler os seus textos, que pelo que pude ver, são de qualidade.
Um abraço,
Renata Cordeiro

Débora Cunha disse...

aqui em poa o chefe da minha mãe foi o verador mais votado! bem legal!
é, acho que eu não teria nervos pra concorrer numa eleição, imagina a pressão. admito que os caras merecem reconhecimento por isso, por encarar a coisa de frente e se expor à opinião pública assim.

bj

Helena Castro disse...

oi hugo, obrigada pela sua visita e comentário no meu blog! já adicionei o seu nos meus favoritos para voltar aqui mais vezes.

adorei essa sua reflexão sobre o desejo de vencer e as frases citadas.

beijos

RENATA CORDEIRO disse...

Amigo:
Dado que estou vivendo no limite do insuportável e não sei onde vai dar isso, para não deixar o meu Blog às mocas, estou fazendo pequenas postagens, em geral imagens de filmes e poemas relacionados que eu traduzo. Quero que vá ver, mas esta é a última vez que chamo. As pessoas ter de ir espontaneamente.
Um beijo,
Renata