terça-feira, 30 de setembro de 2008

Política e Politicagem



Hoje no Brasil, se faz mais politicagem do que política. O que seria essa politicagem? Acordos milionários, troca de cargos, troca de apoios políticos e vários outros tipos de atos ilícitos que corrompem a política brasileira.


Segundo o Dicionário HOUAISS:


Política = arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).


Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.


Política é o ato de representar o povo, lutar pelos interesses do povo. Coisa que raramente acontece, o que vemos é uma deformação da política. A politicagem acontece por debaixo dos panos, em restaurantes, em hotéis, churrascarias. É nessa deformação da política que nascem os mensalões, mensalinhos, caixas 2 e outros tipos de corrupção.
Politicagem é o abuso da ordem política, é o não atendimento ao bem comum. É o cuidado dos interesses próprios em prejuízo do bem geral.Quem não participa da política favorece a politicagem e promove os politiqueiros. Quem diz que não gosta de política está favorecendo os politiqueiros.

Interessar-se pela política é procurar discutir os problemas com os amigos e com a família, com os colegas de trabalho e na comunidade. Ler os jornais, ouvir os noticiários, tentar entender o que está acontecendo no país, no estado e na cidade, formar opinião a respeito e não “comprar” a notícia como ela é “vendida” são atitudes cidadãs.
É preciso que um número maior de cidadãos descubra que votar conscientemente é mais do que uma forma de participação política: é um ato de poder político, e, portanto, deixar de votar ou votar em branco é um crime contra a cidadania. É abrir mão do poder político no momento em que ele vem inteiramente para nossas mãos de cidadãos.


Por ___HSLO

5 comentários:

Anônimo disse...

nossa amigo adorei o texto...
eu naum vejo a hora desses politico acabarem com essa politicagem ....
e ter um ato digno de politico....
continue assim seu blog esta um fluxo

Anônimo disse...

achei muito lagal mais,na minha opinião o povo em gerral é cupado por eesse tipo politicagem , pelo fato de ñ busca as imformacões necessárias para eleger um caditato coreto...

bellinhatierre disse...

Amigooo....
obrigadaaaa!!

Olha, não tem tema melhor para por em discussão nessa semana hein?
Antes das eleições é tudo lindo, vamos ver o q vai dar quando os candidatos ganhadores forem postos no "poder".
Rezo para que a nossa cidade tenha uma boa organização.

Vamos ver no que vai dar!
Luxoooo seu blog!
Te admiro bastante!
bjaum!!

Anônimo disse...

Adorei o texto, hj em dia vejo que pelo menos algumas pessoas acordam para a politica, muitos politicos corruptos e nós desacreditados num país melhor, graças a Deus pelo menos a tecnologia e a globalização desvenda mentiras e calúnias, o que precisamos é de cultura e aprender politica de alto calão, educação é a ponte principal para o conhecimento, graças a Deus tenho noção ao minimo e na minha opinião deveria existir a displina "HISTÓRIA" POLÍTICA abordando fatos para o conhecimento geral.

Anônimo disse...

~~goste muito msm...seu blog está massa e interessante...nessa última semana de politica qm puder ler vai entender o q é uma verdadeira politica bjuS!