quinta-feira, 5 de agosto de 2010

3ª Dentro do Mar Tem Rio - 2007


"Perto de muita água tudo é feliz”. Maria Bethânia faz deste trecho de Guimarães Rosa a máxima do cd “Dentro do Mar Tem Rio” gravado ao vivo em 2007, registro do show homônimo, aplaudido por platéias emocionadas no Brasil, América Latina e Europa em um ano de turnê.
.
Essa obra fica na posição, pois o espetáculo que dá origem a esse ao vivo é fruto dos dois discos lançados simultaneamente pela cantora em 2006: no cd Mar de Sophia, Bethânia canta o mar e seus símbolos a partir da poesia de Sophia de Mello Breyner. Já no cd Pirata, ela viaja pelo universo folclórico e afetivo das águas dos rios do interior do Brasil.
.
No espetáculo essas águas se encontram e se misturam harmoniosamente, cumprindo com rigor a premissa “Dentro do mar tem rio. Dentro de mim tem o quê? Vento, raio, trovão, as águas do meu querer...”, presente na letra de Capinan para a melodia de Roberto Mendes em Beira-Mar: no universo de Bethânia, responsável pelo roteiro do show (que conta com a colaboração de Fauzi Arap), o rio de Jereré (da bucólica canção de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano, De Papo pro Ar), o Riacho do Navio (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) e as águas tépidas do mar da Bahia (em Kirimurê, de Jota Velloso) estão muito próximos. Bethânia dá vazão às suas memórias e paixões para construir uma narrativa pontuada pela coerência, e banhada pelas águas da simbologia que alimenta lendas, mitos e histórias.
.
“Esse show é pontuado por dualidades: Bethânia dentro do mar, e Bethânia observando o mar. Ao passo que ela se insere e mergulha profundamente nestas águas, possui também um distanciamento crítico. Ao mesmo tempo que Bethânia perpassa toda aquela dramaticidade que é só dela, fruto de um entendimento absoluto da tragédia humana, ela está na verdade muito leve, meio que rindo disso tudo. Esse espetáculo é uma grande radiografia de Bethânia através das águas, um diálogo entre ela e o universo”, sentencia Bia Lessa, que assina a direção do show.
.
A cantora não só radiografa a si própria, como também ao Brasil. O elemento água funciona em muitos momentos como uma lente alegórica pela qual Bethânia traz à tona o que a aflige e fascina num país de irônicas disparidades: o Brasil abundante em água potável e material humano sendo tragado pelo Brasil da seca perene e da prepotência. Tanto que dedica o bloco inicial do disco, e parte de sua aflição, justamente à escassez de água com a trinca Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Grão de Mar (Chico César e Márcio Arantes) e O Nome da Cidade (Caetano). De forma lúdica, tristes verdades se escancaram.
.
Graças a Deus, ganhei a oportunidade de assistir esse show em Salvador-Ba, fiquei durante horas emocionado. Foi todo um ritual mágico, que jamais esqueço...Dentre vários shows que fui da Bethânia, esse foi o melhor.
.
O cd é duplo e por isso, dividir em dois links:

.

Abaixo segue a abertura do show Dentro do Mar Tem Rio.
. .

17 comentários:

Serginho Tavares disse...

eu vi esse show!

lis disse...

Eu tenho os Cds da Bethânia,Hugo os mais antigos, agora com a explosão de baixar músicas aqui na net, faço meu próprio cd , rs
Vou já baixar essas "dentro do mar tem rio ", lindíssimas!
obrigada pela postagem maravilhosa
abraços

Anônimo disse...

Mais uma obra de arte!

Abraços!

Caca disse...

Cada post desse que vou lendo aqui vai me lembrando algum evento importante para mim. Sabia que comecei a gostar de Fernando Pessoa por causa da Bethânia? Fui procurar de quem eram aqueles versos lindos que ela declama em algumas músicas e o descobri. P.S: por falar nisso, deixei um comentário no link do LIVRO DO DESASSOSSEGO. Abração. paz e bem.

Everson Russo disse...

Abraços de bom dia pra ti amigo,

Daniel Savio disse...

Interessante, mas o elemento água é bem comum no nosso folclore, pois temo Iamanjá, a Iara e por ai vai...

Fique com Deus, menino Hugo.
Um abraço.

Bandys disse...

Nossa Hugo deve ter sido demais.
Adorei teu post hoje com tanta informação.

Beijos meus

Unknown disse...

Gostei da observação do Daniel Savio nos comentários.
E outra, pra perguntar pro Chupa Essa, só no meu formspring. Ou no novo post, tem um formulário DENTRO do post para as perguntas serem feitas.

... disse...

Gente... tu é fã mesmo... hehehe! Vou pensar numa versão blogueira do tal reality... hahaha! Hugz!

Meri Aleixo disse...

Hugo
linda a foto dela ,
e você meu amigo
é um super cara, porque teve a ideia de nos presentear com estas postagens sobre a diva Betânia

beijos menino querida

Machado de Carlos disse...

Obrigado pela sua atenção, Hugo!

Um abraço!

Beth/Lilás disse...

Olá Hugo!
Poxa que bom poder entrar hoje em seu blog, não aparecia para mim e queria muito te conhecer mais!
Queridooooooo, eu também amo Bethania, ela fez parte de minha juventude e quando a vi num palco pela primeira vez, de saia rodada branca, com aquele vozeirão hipnotizante, meus olhos encheram-se de lágrimas e só ouvia sua voz e um ou outro gritando "Maravilhosa".
Tempos bons, anos 80!
Adoro sua participação sempre tão elegante e inteligente em meu pedaço.
Agora você já está plugado comigo.
beijinhos cariocas

Eu e a Solidão disse...

Essa mulher é minha paixão... Adoro, cada cd é uma descoberta, algo novo que emociona e faz gostar mais ainda dela... Boa iniciativa a tua!


E boa sorte quanto ao dia dos pais e as atividades...


Beijos

Fernanda Magalhães disse...

Ta tudo lindo!

Esse teu bom gosto é fantástico!

Bjos!!

Anônimo disse...

Estou suuuper baixando estes também, nhaaa tá tão bom os outros e tão levinho, coube tudo no meu mp3 uhuulll!! #justBeth! fico mega viajando com as poesias... aaiai! Bjuu!

Essência e Palavras disse...

Embalo de vida!

adorei, Hugo!

beejos!

Essência e Palavras disse...

Embalo de vida!

adorei, Hugo!

beejos!