segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A importância do auto conhecimento


Hoje, vamos falar um pouco da importância do auto conhecimento. Se você não se conhecer de fato, quem poderá fazer isto por você? Ninguém! Esta é uma tarefa sua e intransferível. Muitas vezes nem mesmo você reconhece uma reação sua diante de uma situação. Tornando a sua vida num enigma, onde mal sabe de seus potenciais, de suas capacidades. Por quê? Porque todo esse tempo permitiu empurrar-se para dentro, fugindo de sua Essência, dizendo sim, quando sentia vontade de dizer não. Deixando-se influenciar pelas pessoas, ouvindo as opiniões destas e esquecendo as suas. Preocupando-se demasiadamente com ‘os outros’. O que os outros vão pensar? Falar? Oras, assim agir é destruir aos poucos a sua autoestima, a auto confiança. Permanecer alienado de suas vontades, a sua verdade interior, surgindo assim a frustração e a insatisfação, o resultado? Depressão!
.
A falta de Atitude consigo mesmo, de se colocar diante da vida, de fazer valer seus sentimentos, seus conhecimentos são caminhos para o abismo. Tornando-se volúvel, procrastinando o próprio crescimento, entre altos e baixos. Nossos sentimentos: O grande sistema que nos conduz. A verdade do seu coração é a sua verdade. E não existem razões para impedir o seu crescimento, a não ser àquelas que você mesmo impõe.
.
Sábio é aquele que busca conhecer-se melhor, e desenvolve suas capacidades naturalmente. Quando percebe que é um Ser único, mas que faz parte de um todo que tem humildade para reconhecer seus erros, e compreende que as dificuldades são aprendizados, experiências que acrescentam, e não para se colocar em lugar de vítima, mas sim, um aprendiz da Vida, em constante busca do melhoramento interno. Tudo ao seu redor só pode se transformar se você mesmo melhorar. Atreva-se a conhecer-se melhor, tendo mais Atitude Dinâmica, e novos horizontes se apresentarão, por você ser apenas quem é: VOCÊ!
.
[Gênice Suavi]
.
P.S. Imagem de Fernando Bagnola - http://br.olhares.com/

22 comentários:

Ju ♥ disse...

Você, a pessoa mais importante do mundo...
bjs

Anônimo disse...

Ótimo texto!
Bjks querido.

Anônimo disse...

Excelente Hugo, magnifico texto.

Abs

RENATA CORDEIRO disse...

Maravilhoso Hugo*
Obrigada.
Beijos,
Renata
+ * Sempre com você * +
Em todos os recomeços

Fernanda disse...

Ah, eu preciso expandiiir

Drigo disse...

Se conhecer eh o melhor.

Pelos caminhos da vida. disse...

Voltei!!!

Feliz 2010!

Obrigada pelo seu carinho.

beijooo.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Sabedoria pura ... o verdadeiro SER se constitui com o seu auto conhecimento ... aquele que verdadeiramente se conhece torna-se um SER humilde, despretensioso, sem arrogância, sem preconceitos, enfim, é capaz de ver-se como uma extensão do outro ...

Parabéns pela escolha ... reflexão altamente oportuna para os dias de hoje ...

Registro aqui minha admiração e meu louvor pelos seu projeto de adoção mencionado em meu Blog ...
Muito digno querido amigo ..

bjux

;-)

Arthur Alter L. disse...

Perfeita abordagem. A gente só pode crescer de fato e amadurecer se praticarmos bem essa difícil arte de se auto conhecer. Esse post me fez lembrar de um Livro do J. Powell "Porque tenho medo de lhe dizer quem sou eu".
Parabéns meu caro. Com certeza seu post me apresenta pontos que devo seguir em minha vida pra que eu tenha mais atitudes dinâmicas nas vida.
Um abraço.

Cris França disse...

Oi Hugo

lindo texto, feliz 2010!

Everson Russo disse...

É um otimo assunto, a gente vive tentando entender os outros, principalmente que a gente ama, e acaba deixando de lado o "eu", meu amigo, é tão complicado a gente se entender, porque fazemos certas bobagens, e até porque sofremos por alguem que não nos merece...abraços fraternos e um belo dia pr ati.

Fabiano (LicoSp) disse...

Infelizmente é isso que falta nas pessoas, se conhecer. e culpar os outros por isso. Ou qdo se conhecem acharem que todos devem ser iguais a elas.

abs

Lorena Portela disse...

além do texto, a foto é ótima!

beijinhos.

Cadinho RoCo disse...

É sempre bom e importante estarmos atentos a nós mesmos.
Cadinho RoCo

S2 disse...

Meu caro amigo texto excelente.
Conhecer a si mesmo é algo essencial para viver.
O auto conhecimento é que deve ser particado pelas pessoas não apenas fisicamente, como um diagnóstico de alguma enfermidade, ou um auto conhecimentos de gostos e sentimentos, se auto conhecer é se valorizar, se se fazer bem, é fazer a vida mais facil de ser vivida, mais prazerosa.
Não é apenas saber o que você sente ou gosta, mas em suma é saber quem você é e o que precisa para viver melhor.

Abração :D
PS: Um feliz e prospero 2010 :D

Anônimo disse...

Oi Hugo!
Esse foi bom mesmo!!
Abraço!

Dalva Nascimento disse...

Oi, Hugo!

Estava com saudades... feliz ano novo!

Auto-conhecimento e auto-estima andam lado a lado. Impossível a pessoa se amar sem se conhecer, não é verdade? E conhecer-se a si próprio é tarefa complicada... Acho que o principal é aprender a reconhecer nossos pontos positivos e também os negativos, para tentar corrigir os negativos e explorar os positivos.

Bjs.

Essência e Palavras disse...

Auto conhecimento é essencial para toda uma vida. No entanto, o fato de ser dolorido, afasta as pessoas dessa possibilidade. Nosso lado "A"
é a personalidade que formamos até sete anos de idade. O lado "B" é a persona, aquela que escondemos,não dos outros... Mas de nós mesmos.

Eu,como profissional da área, gostaria muito que as pessoas reconhecessem a importancia de ter um eu completo. Estar inteiro consigo mesmo... É prioridade!

Beejo meu amigo!

Boa quarta!

Abraão Vitoriano disse...

"A verdade do seu coração é a sua verdade."

simples seria se todos praticassem isso severamente... assim nada de onfensas aos outros e guerras intrapessoais... cada um é único e dono de suas vontades... e que possemos seguir como aprendizes!

um beijo,
e feliz ano

do homem-menino!

Luci Cardinelli disse...

Ótimo texto!!! Assino embaixo!

abçs

:: Nanda :: disse...

adorei o texto, de verdade!
beijos

Daniel Savio disse...

Eu concordo, mas o negocio é que as vezes sacrificamos um pouco da nossa auto-estima para tentar algumas felicidade que pensamos que precisamos...

Fique com Deus, menino Hugo.
Um abraço.