segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

I n v e j a

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada a um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação a outra.A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
.
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial. Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais"fracos" contra os mais "fortes".
.
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no
darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes". Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
.
A inveja é uma das facetas do instinto de destruição degenerado, estagnado, pois ela conduz o invejoso ao extermínio, ao transtorno e à ruína de si mesmo.

16 comentários:

Hod disse...

Em nenhuma perspectiva justifica-se a inveja.
O antídoto é parabenizar quem através do esforço e do mérito conseguiu realizar e conquistar seus sonhos sonhados a tempos atrás.

Tenho certeza que o imediatismo do querer tudo pronto nas mãos foi o inicio deste desvio de personalidade.

Obrigado por sua visita e precioso coment.

Forte Abraço amigo Hugo.

Hod.

Ju ♥ disse...

inveja é uma m****...
bjs

Daniel Savio disse...

Mas o certo não seria ser impulsionado pela inveja e não dominado por ela?

Penso que assim conseguissemos melhorar realmente a nossa vida.

Fique com Deus, menino Hugo.
Um abraço.

Sandra disse...

A inveja é uma doença terrível.

Ótima semana, Hugo!

Beijão!

Osvaldo disse...

Caro Hugo;

Crónica bem real baseada sobre uma das doenças de parte da humanidade e pouco explorada pela medicina, que é a inveja...

O invejoso, encontra-se num estado secundário em que se arruina e desarranja quem não o é.

Tem o ditado popular que diz:
"Nunca o invejoso medrou nem quem a seu lado morou!..."

Será?... acho que sim.

Um abraço, Hugo e boa semana.

Osvaldo

Anônimo disse...

Inveja é uma M... amigo e quem costuma ser invejoso tb cai na mesma definição.
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Hugo, isso é Blogagem coletiva e não me avisaram...rs.rs...rs...
Coincidentemente o Philip postou hoje sobre a inveja também, esse mal que assola nossas vidas. É tão triste ver uma pessoa invejos, porque só podemos ver que ela é uma derrotada e ao invés de tentar reverter as coisa fica tentando derrubar os outros.

Abs

Luci Cardinelli disse...

Para mim é um dos piores sentimentos.

beijo e boa semana!!

saúde prá nós!!

Wagner Trindade disse...

Ae brother blz!
E cara a inveja é broca, acho q todos nós temos acho q é da nossa natureza, claro q essa inveja não é aquela de querer ultrapassar ou passar por cima de alguém ... sabe aquela inveja de querer aquele carro show de bola q passou na rua"?" e vc no ponto de ônibus"?" então isso tbm é considerado inveja não é verdade brother? mas é uma inveja de nossa natureza...
Um forte abrç

Mariah disse...

tem gente que vai mais longe. não se limita a desejar o que o outro tem...também deseja, com toda força, que o outro "não tenha".

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

muito rica sua postagem ... uma abordagem direta e objetiva sobre este mal que assola nossa sociedade ... sentimento altamente destrutivo ... o antídoto? concordo com a colocação do Hod ...

bjux

;-)

Fabiano (LicoSp) disse...

Concordo com o comentario acima, quando diz q o problema é querer tudo de forma fácil nas mãos.

Eu acho que a inveja deve ser dividida em inveja branca e negra... a primeira é aquela em que desejamos o do outro, mas sem querer mal a ele. Tornando o desejo em um objetivo de crescimento, ambição e evolução.

O segundo e o mais comum, a inveja negra aquela em que a pessoa não tendo coragem de buscar as suas conquistas renega a do próximo, desejando-lhe que aquilo não ocorresse.

Bandys disse...

Hugo,

Sábio é aquele que permite descobrir; que reconhece a importância de aprender o novo, que abre seu coração para sentir e ouvir..

Beijos

Mariana disse...

Inveja é um sentimento tão mal que prejudica os que estão ao redor do invejoso.
E tb faz mal ao coração do invejoso, eu creio assim.

Dalva Nascimento disse...

Olha, acho que inveja tem mesmo esses dois lados aí que foram citados acima, nos comentarios.

Desejar o que o outro tem, de certa forma pode até ser algo positivo, pois faz com que nos esforcemos para isso... mas a partir do ponto que esse desejo se torna doentio e nos incapacita para a luta, aí sim torna-se um sentimento altamente negativo.

Bjs.

Graça Pereira disse...

Gostei deste teu post tão real e verdadeiro, infelizmente! Já a senti na pele por diversas vezes, esse bicho peçohento que é a inveja...até por causa do meu blog...mas não quero falar disso.
Sabe que quem é invejoso pode ter problemas de saúde? É a raiva de não ter, de não poder, não ser igual...
A simplicidade é tão gostosa.
Um beijo
Graça