domingo, 27 de setembro de 2009

Cosme e Damião


São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
.
Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no
Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
.
Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da
lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.
.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo
Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

13 comentários:

Juliano disse...

Aqui eles dão doces para as crianças também.

Abraços Hugo.!

Juliano disse...

Aqui eles dão doces para as crianças também.

Abraços Hugo.!

Anônimo disse...

Hugo

Passa lá no Blog e comente o meu post Amor Incondicional, que você não chegou a ler. Sua opinião é importante para mim.

Abraço Forte

Vivian disse...

...ebaaaaaaaaaaaaaaa
então hoje tem docinhos
para a criança que mora
em mim!!!!

belissima lembrança, querido!

beijosss

Arsênico disse...

bom... não me acho religioso... nem gosto de doces...

entÓn... eu que me fôda néah?... hahaha...

umBeijo!

***

Fernanda Magalhães disse...

Que legal!

Quero doces tbém.

Bjos amor!

Daniel Savio disse...

infelizmente, costume esquecido, pois na minha cidade não vi ninguém dando doce pelo dia de hoje...

Fique com Deus, menino Hugo.
Um abraço.

Amélia Ribeiro disse...

Olá Hugo,

Passa pelo meu blog, p.f.!
Tens lá uma coisa para ti!

Beijinhos.

Serginho Tavares disse...

quando era criança esse costume era maior aqui hoje em dia nunca mais vi... sei que tem, mas perdeu a força
e as crianças não querem doce. querem video game

huahuahuahuahuahua

Unknown disse...

aqui eles davam doces tmb..mas agora cade a cultura???

abraços

Osvaldo disse...

Hugo;

Excelente descrição e resumo da importância destes dois Santos na cultura brasileira. O resumo histórico está excelente e popular melhor ainda.

Recordo na minha "meninice" no Rio de Janeiro, quando saía-mos da escola e percorria-mos as casas de santo pra ganharmos goluseimas...

Um abraço, amigo Hugo,
Osvaldo

RENATA CORDEIRO disse...

Olá, Hugo querido!
Bom dia! Vim convidá-lo para a festa que há no EU E DAÍ? 2 meses de vida e 3 000 visitas. Não pude comentá-lo por motivos que vc sabe, assim como vc sabe os meus. (Não vou dizer em público!)
Beijos,
Renata Maria

SAM disse...

Ah...Fico triste...Aqui já não se ouve mais o alarido das crianças, a energia alegre de um dia que todas as crianças e adultos esperavam o ano inteiro para festejar: o dia de S. Cosme e S. Damião. A violência nas cidades, a desatenção dos motoristas, custo de vida e a repressão ostensiva de outra ideologia religiosa terminaram com a magia, a alegria deste dia. Uma tradição do nosso rico folclore, visto apenas pela ótica da religiosidade. Que saudades!!!


Carinhoso beijo