sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cazuza

"Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho." (Cazuza)


Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990) foi um famoso cantor, compositor e poeta brasileiro que ganhou fama como o vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Cazuza é considerado um dos mais importantes compositores da música brasileira.
É a minha paixão. Tenho Cazuza presente em minha vida. Gosto de escutar cada letra de suas músicas...Pois, completa o meu Ser. E por isso, faço questão de linkar o site do Cazuza no meu Blog. Ao lado tem a foto do Cazua__clicando vai direto para o site:
http://www.cazuza.com.br/






A parceria com Roberto Frejat é criticamente aclamada como uma das melhores do rock brasileiro. Dentre as composições famosas junto ao Barão Vermelho estão "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz,"Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Eu Queria Ter Uma Bomba".
Cazuza tornou-se um dos maiores ícones da música brasileira durante o século XX. Dentre sucessos musicais destacam-se "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "O Nosso Amor A Gente Inventa", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte Do Meu Show" e "O Tempo Não Pára".
Cazuza causa polêmica ao declarar em entrevistas ser bissexual. Em agosto de 1985, Cazuza é internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, para ser tratado por uma pneumonia. Cazuza exigiu fazer um teste de HIV, do qual o resultado foi negativo. Em novembro de 1985 foi lançado o primeiro álbum solo, Exagerado. "Exagerado", a faixa-título composta em parceria com Leoni, se torna um dos maiores sucessos e marca registrada do cantor. Também destacam-se "Mal Nenhum" (composta em parceria com Lobão) e a obra-prima "Codinome Beija-Flor". A canção "Só As Mães São Felizes" é vetada pela censura.




Cazuza gravou o segundo álbum no segundo semestre de 1986. Como a Som Livre terminou com o cast, Só Se For A Dois foi lançado pela PolyGram (agora Universal Music Group) em 1987. Logo depois a PolyGram contratou Cazuza. Só Se For A Dois mostra temas românticos como "Só Se For A Dois", "O Nosso Amor A Gente Inventa (Uma História Romântica)", "Solidão Que Nada" e "Ritual".
A SIDA/AIDS (doença da qual provavelmente sofria desde 1985) volta a se manifestar em 1987. Cazuza é internado com pneumonia, e um novo teste revela que o cantor é portador do vírus HIV. Em Outubro, Cazuza é internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para ser tratado por uma nova pneumonia.Em seguida, ele é levado pelos pais aos Estados Unidos. Lá, Cazuza é submetido a um tratamento a base de AZT durante dois meses no New England Hospital de Boston. Ao voltar ao Brasil no começo de dezembro de 1987, Cazuza inicia as gravações para um novo disco. Ideologia de 1988, inclui os hits "Ideologia", "Brasil" e "Faz Parte Do Meu Show". "Brasil" em versão de Gal Costa foi tema de abertura da telenovela Vale Tudo da Rede Globo.


Os shows se tornam mais elaborados e a turnê do disco Ideologia, dirigido por Ney Matogrosso, viaja por todo o Brasil. O Tempo Não Pára, gravado no Canecão durante esta turnê, é lançado em 1989. O disco se tornou o maior sucesso comercial superando a marca de 500 mil cópias vendidas. A faixa "O Tempo Não Pára" torna-se um de seus maiores sucessos. Também destacam-se "Todo Amor Que Houver Nessa Vida" com um novo arranjo mais introspectivo, "Codinome Beija-Flor" e "Faz Parte Do Meu Show". O Tempo Não Pára também foi lançado em VHS Vídeo pela Globo.
Em outubro de 1989, depois de quatro meses a base de um tratamento alternativo em São Paulo, Cazuza parte novamente para Boston, onde ficou internado até março de 1990.
No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos por um choque séptico causado pela SIDA/AIDS. No enterro compareceram mais de mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. O caixão, coberto de flores e lacrado, foi levado à sepultura pelos ex-companheiros do Barão Vermelho: Roberto Frejat, Maurício Barros, Dé, Guto Goffi e o produtor Ezequiel Neves. Cazuza foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

*****************

Cazuza_______Sempre!

10 comentários:

FRAN "O Samurai" disse...

Oi Hugo!

Sua postagem me trouxe mais conhecimento sobre o Cazuza!

Foi e ainda é um cantor que deixou e marcou uma época na música brasileira. Não tinha medo de cantar e desabafar seus amores, suas dores, suas tristezas e suas críticas à sociedade.

Ele é pura Ideologia...

Abraço e muito bacana a postagem homenagem a Cazuza!

Parabéns.

Andreia disse...

Bom fim-de-semana!

Nanda Assis disse...

adoro cazuza tbm, um ser humano fantastico que ele foi. viva cazuza sempre.

bjosss...

Leonardo disse...

Me amarro em cazuza, sempre gostei!

Serginho Tavares disse...

um playboy mimado mas ao contrário dos outros tinha o que dizer!

Pelos caminhos da vida. disse...

Belissíma postagem sobre o Cazuza,não devemos deixar cair no esquecimento,saudades.

Fim de semana de lua amigo.

beijooo.

Duda Martinez disse...

É Amado, eu também curti muito esse menino mimado chamado Agenor.O filme que conta a trajetória dele eu assisti três vezes, também li o livro "Só as mães são felizes" da Lucinha.
Tantos outros que se foram, né? Nos deixaram órfãos.
E tá muito difícil de serem substituídos.
Eu ainda espero que apareça alguém que possa nos dá novamente o prazer de ouvir uma boa música.
Beijos

Germano Viana Xavier disse...

"Exagerado" eu quando digo que sempre aprendo quando venho aqui? Não. É a pura verdade. Bom saber mais um pouquinho do Cazuza.

Abraço forte, meu caro.
Continuemos...

Little Pet disse...

cazuza me causa sentimentos estranhos, não sei nomenar ao certo oq seria. sabe é um misto de alegria, tristeza, solição, paz, liberdade, ... aiai.

axo q vou escrever algo sobre esses sentimentos q me tomam.

Danilo disse...

yo estava a procura de alguma reportagem, para homenaje 21 anos sem CAZUZA ai! esta valeu...
www.radiomaragato.com
um abraço...